AS MODALIDADES

Todo o desporto tem os seus fundamentos

As partidas de golfe podem ser disputadas em diversas modalidades de apuramento de resultados, quer em singulares, quer por equipas de dois ou mais jogadores.

As mais disputadas

Há muitas modalidades de jogo de golfe. As mais utilizadas são Stroke Play ou Medal (jogo por pancadas), Match Play (jogo por buracos) e Stableford.

Na modalidade de jogo Stroke Play (por pancadas), a mais comum, todos os jogadores competem uns contra os outros com base no resultado total, isto é, somando o número total de pancadas de cada jogador (incluindo pancadas executadas e pancadas de penalidade), em cada buraco e em todas as voltas convencionais.

O vencedor de uma partida por pancadas é o competidor que faz a volta com menor número de pancadas. O jogo pode ser disputado com abono (net) ou sem abono (gross), sendo o vencedor, o jogador que apresentar, respectivamente, o menor resultado líquido ou bruto.

Numa partida Match Play (por buracos), um jogador e um adversário competem um contra o outro com base em buracos ganhos, perdidos ou empatados. O jogador que meter a bola num buraco com menos pancadas, ganha esse buraco.

A contagem é feita da seguinte forma: tantos buracos “acima”, “tantos para jogar” ou “igualdade”. Exemplificando, se um jogador estiver a liderar a partida com três buracos de vantagem e só restarem dois para jogar, já não pode perder e diz-se, então, que é um vencedor 3&2.

Se as pontuações forem iguais quando os jogadores chegarem ao último buraco e um dos jogadores ganhar esse buraco, diz-se que ganhou por um buraco (1 up ou acima). Se os jogadores chegarem ao fim dos 18 buracos, com 9 buracos ganhos por cada um, neste caso terminaram em igualdade (square).

As igualdades de resultados, quer nos jogos por pancadas, quer nos disputados por buracos, são desempatados por “morte súbita” (sudden-death playoff), isto é, o primeiro jogador a ganhar um buraco é considerado vencedor.

Outra modalidade de competição muito praticada é o Stableford, em que a partida é disputada por buracos, sendo a pontuação atribuída em função do número de pancadas efectuadas, acima, abaixo ou igual ao par de cada buraco. Assim, se a partida for disputada sem abono e o jogador apurar duas ou mais pancadas acima do par do buraco, não pontua; se fizer apenas uma pancada acima do par do buraco regista 1 ponto; se fizer o par obtém 2 pontos; se concretizar uma pancada abaixo do par (birdie) obtém 3 pontos; e, assim por diante. O resultado da partida é obtido somando a pontuação efectuada em cada buraco.

Se a partida for disputada com abono é evidente que o par do buraco será um “par net”, isto é, será o par indicado no cartão majorado de uma ou duas pancadas (se o abono for superior a 18) de acordo com o índice do buraco (stroke index). Isto é, um jogador com abono ou “handicap” 5, juntará uma pancada a mais ao par indicado no cartão em cada um dos buracos que apresentarem índices dos buracos (stroke index) de 1 a 5 (ver Score Card – cartão de resultados).

A SUA MARCA AQUI!


© 2021 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE GOLFE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.