O HANDICAP

Todo o desporto tem os seus fundamentos

No golfe, o handicap permite que jogadores menos experientes possam competir com os melhores.

Sistema de Handicap

No golfe, através do uso do handicap, jogadores com diferentes níveis de habilidade podem jogar e competir, numa base de igualdade e equidade. É possível partilhar uma volta de golfe com jogadores de diferentes perfis ao nível de idade, género e experiência de golfe e comparar os resultados. Isto consegue-se pelo facto de utilizarem handicaps. E o handicap pode ser usado em torneios oficiais, mas também nas voltas de golfe em geral, com amigos e família.

Além disso, o handicap também permite a cada jogador acompanhar e monitorizar o seu desenvolvimento individual, através do registo de handicap. Por exemplo, no website da Federação Portuguesa de Golfe, os federados podem analisar a evolução do seu handicap consultando a sua área reservada – myFPG.

Conforme os resultados em voltas de golfe, cada jogador recebe um valor que representa a sua habilidade de jogo. Ao competir, o jogador menos habilidoso recebe mais pancadas de handicap, ou seja, pode fazer mais pancadas na volta do que um melhor jogador, para obter o resultado net, resultado esse em que foi descontado o handicap. Ficam assim nivelados de uma forma justa e o jogo fica mais interessante!

Os cálculos oficiais de handicap são feitos de acordo com o Sistema de Handicap Mundial, para se obterem handicaps equitativos e consistentes. Os cálculos são efetuados nos suportes digitais da FPG e acompanhados, para gestão e monitorização, pela respetiva Comissão de Handicap.

O Sistema de Handicap Mundial é complementado com o Sistema de Classificação de Campos, o qual permite a portabilidade dos handicaps. Isto significa que o jogador recebe mais pancadas de handicap num campo mais difícil, do que num campo mais fácil. Seguindo uma metodologia rigorosa, a FPG avalia a dificuldade de jogo de cada conjunto de tees, de cada campo e estabelece os valores de Course Rating e Slope Rating. Daí, é calculado o handicap aplicável em cada conjunto de tees, para cada jogador e que pode ser consultado nas Tabelas de Handicap, no campo, em myFPG, ou aqui. O handicap de jogo pode ainda ser condicionado pelo formato e termos específicos da competição.

O Sistema de Handicap Mundial pressupõe que cada jogador age com integridade, seguindo os princípios e procedimentos dos Sistema de Handicap Mundial, joga de acordo com as Regras de Golfe, tenta sempre fazer o melhor resultado possível em cada buraco, de cada volta e submete resultados para atestar a sua habilidade de jogo.

O sistema é feito para acompanhar a evolução do jogador. As voltas que são usadas para efeito dos cálculos de handicap incluem resultados de 9 e 18 buracos, jogados em torneios ou em jogo geral, mediante as condições e formatos estabelecidos. Tal permite amplas oportunidades de atualizar regularmente o handicap.

Para mais detalhes sobre assuntos de gestão de handicap, pesquisa aqui ou consulta as perguntas e respostas aqui.

Obter um Handicap

Para obteres um handicap oficial, tens de ser federado na Federação Portuguesa de Golfe!

Para obter um handicap deves contactar um clube filiado (com autoridade de handicap) ou a Federação Portuguesa de Golfe.

Como jogador federado, para obteres um handicap inicial e porque o sistema de handicap é acessível e inclusivo:

  • O valor máximo de handicap é de 54.0, permitindo que possas obter um handicap rapidamente quando começas a jogar golfe;
  • Tens de submeter o mínimo de um resultado aceitável para handicap, ou seja, jogar uma volta de golfe em condições de handicap e certificada pelo marcador;
  • A Comissão de Handicap, da entidade por onde te registaste, analisa todas as informações disponíveis sobre a habilidade de jogo e conhecimento de Regras de Golfe para te atribuir o handicap inicial.

Se já foste federado e queres voltar a ter um handicap, não te esqueças de o mencionar e indicar o teu antigo número de federado. Se tens, ou já tiveste, um handicap noutro país disponibiliza esse registo de handicap à Comissão de Handicap.

  • Procura aqui os clubes filiados que podes contactar, ou
  • Descobre aqui os passos específicos de como obter um handicap através do Registo Individual Online.

A SUA MARCA AQUI!


© 2021 - 2022 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE GOLFE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.